fbpx
Próximas
Excursões

PASCOA

U$ 2.990

JULHO

U$ 3.300

SETEMBRO

U$ 3.300

Tive a grande oportunidade de conhecer a Turquia neste mês de Abril. Fomos em um grupo pequeno de 14 pessoas da Assembleia de Deus Um Novo Dia de Brasília, liderado pelo Pr. Sostenes Apollos. Foram dias muitos especiais nesta nação ainda pouco conhecida pelos cristãos brasileiros, essa falta de interesse pela Turquia logicamente é porque Israel ainda é o destino mais procurado pelos grupos de peregrinos.
Em 2010 desembarcaram na Terra Santa cerca de 3. 450 milhões de turistas, na sua grande maioria, arrisco dizer, que mais de 95% são de grupos cristãos. Hoje o turismo em Israel é uma das maiores fontes de renda, depois da lapidação de diamante que movimenta biliões de dólares e faz de Israel o maior lapidador de diamantes do mundo. Lógico que disputar com Israel em termos de locais bíblicas é covardia, mas a Turquia tem o seu valor e chega a ser tão importante na bíblia como Israel é para o Torá.
 
 
 
 

ALGUNS FATOS BÍBLICOS NA TURQUIA
Paulo, nasceu na Turquia em Tarsos(Atos 9:11). João se mudou para a Turquia 20 anos depois da ressurreição de Jesus, mais precisamente para Ephesus onde até hoje se encontra seu “suposto” túmulo. De Ephesus o Ap. João é levado para Patmus e de lá recebe a revelação de Jesus sobre as 7 igrejas, todas na Turquia. O Ap. Filipe, Pedro, Paulo e João se relacionam com igrejas na Turquia. Antioquia aonde o evangélho foi pregado é na Turquia(Atos.6:5/Gal.2:11). Os locais turcos citados no antigo testamento também são inúmeros, Abraão manda seu servo escolher uma esposa para Isaac em Zeugma, na Turquia. A Arca de Noé pousou após o dilúvio no monte Ararat, na Turquia(Gn.8:4). Noé, pela tradição foi sepultado na Turquia. Quem nunca ouviu falar na batalha de Tróia, Tróia é na Turquia. O Ap. Paulo fez três viagens á Capadocia que é na Turquia(Atos 2:9). Os Galatas que receberam as Cartas de Paulo estavam na Turquia, na região da Galácia(Atos 16.6). A carta aos Colossenses foi dirigida a igreja localizada na cidade turca de Collossos, próxima de Laudicéia, na Turquia(Col.1:2). O rio Tigres e Eufrates, muito mencionado no antigo testamento está também na Turquia. Efesus , aonde o Ap. Paulo prega contra a deusa diana e arruma uma confusão com os fabricantes das estatuetas de diana é na Turquia, para a igreja que estava em Efesus ele também manda a sua carta chamada Carta aos Efésios, na Turquia. Também o Ap.Paulo desce a Troade onde teve uma visão, Troade é na Turquia(At.16:8). Além desses citados, muitos outros pontos mencionados na bíblia podemos encontrar na Turquia, chamada muitas vezes na bíblia como Ásia menor.
Na época que o transporte aéreo não existia a Turquia era um importante ponto de passagem que ligava a Ásia com a Europa, talvez essa importância tenha feito os apóstolos colocarem tanto empenho no crescimento da igreja na Turquia. Não podemos esquecer que o Templo de Jerusalém deixa de ser o local da adoração e dos sacrifícios e é destruído como profetizado pelo Senhor. Os apóstolos entendem isso e saem de Jerusalém para os confins da terra incluindo a Turquia como sede das principais igrejas na época.
Nesta viagem podemos conhecer todas as cidades aonde se encontram as 7 igrejas do Apocalipse. Algumas ainda existem com outro nome, como é o caso de Tiatira e Philadelphia, outras mantém o nome como Pergamo e Esmirna e outras só podemos conhecer as ruínas e já não existem mais como Laudicéia, Ephesus e Sardes. Independente do que encontramos nestas cidades o passeio é imperdível para todos que buscam mais conhecimentos bíblicos práticos.
Te motivo a colocar a Turquia como um importante local a ser conhecido por todos nós cristãos, ela tem muito a oferecer e com certeza pode ser chamada a Terra Santa da Ásia Menor.
Deus te Abençoe.
http://aprendendoaouviropai.wordpress.com/2012/04/27/conheca-a-turquia-biblica/

Quer ser informado quando as viagens a Israel reativarem ?

Ok ! Vamos te informar